PROJETO
Natal
Duração : 1 Mês
Duração : 1 Mês
I – JUSTIFICATIVA:
Qual a tradição que nossa família possui
para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades
desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o
canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o
significado histórico/ religioso do Natal? Este projeto surgiu ao pensarmos no
tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões
acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas.
Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e
construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma
participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas
envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II-CONTEÚDOS:
II-CONTEÚDOS:
1.CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a origem da data, quem foi
Jesus?
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal assistir, discutir, sobre eles
• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal assistir, discutir, sobre eles
• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos
informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema..
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema..
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Que a criança saiba que o natal representa
o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que
vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Valorizar a família,
• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
III – OBJETIVO GERAL:
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Valorizar a família,
• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
III – OBJETIVO GERAL:
Incentivar a criança e o jovem vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas; valorizando
a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
IV- Áreas do conhecimento e conteúdos:
IV- Áreas do conhecimento e conteúdos:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
•
Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de mural;
• Escrita espontânea.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
• Produção coletiva de mural;
• Escrita espontânea.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
• Músicas
natalinas ;
MATEMÁTICA
• Situações-problema envolvendo o tema.
•
Cores, numerais, ligar numerais, relação número e numeral.
•
Calendário.
NATUREZA E SOCIEDADE
• Vídeos e músicas que abordam o tema natalino.
• O significado dos símbolos natalinos.
• O significado dos símbolos natalinos.
ARTES
VISUAIS
•
Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Modelagem com massa de modelar
• Pintura com tinta e coleção.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Modelagem com massa de modelar
• Pintura com tinta e coleção.
• Confecção cartões de natal
• Aulas no laboratório de Informática
MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema natalino.
MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema natalino.
• Cd especial de natal, brincadeiras livres e
dirigidas e no parque.
DESENVOLVIMENTO• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto com a criançada.
• confecção do mural natalino.
• Atividades diversificadas em sala , no laboratório, no parque e em quadra; apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
AVALIAÇÃO
Será contínua, contando de observações e registros; ressaltando o diagnóstico final.
DESENVOLVIMENTO• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto com a criançada.
• confecção do mural natalino.
• Atividades diversificadas em sala , no laboratório, no parque e em quadra; apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
AVALIAÇÃO
Será contínua, contando de observações e registros; ressaltando o diagnóstico final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário