Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9.10.11

Projeto: Gincana literária


Justificativa:

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento. Assim viu-se a relevância de explorar o conhecimento dos educandos acerca de histórias clássicas e promover uma gincana; momento lúdicoe bem divertido.

Objetivo geral:

 Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a refletir sobre as características de cada clássico exposto através de adivinhas.

Objetivos específicos:

• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Permitir a livre expressão;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Estimular o gosto pela leitura.
Metodologia

●Rodinha para conversa, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Divisão dos grupos e explicação das regras
●início da gincana (a cada pergunta os discentes irão formar o nome do personagem com alfabeto móvel, desenhar, modelar, dramatizar e produzir uma parte da história – dependendo da turma trabalhada).

 Conteúdos:

LINGUA PORTUGUESA: Vocabulário, linguagem oral e escrita.
ARTES: Desenhos, pintura, modelagem e dramatização.
CIDADANIA: Socialização
                           
Recursos

●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;

Avaliação

Acontecerá no decorrer da gincana de acordo com a participação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário