Justificativa:
A
literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação,
emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a
formação de qualquer criança ouvir muitas histórias, pois é através dos livros
e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e
recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da
aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente
infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento. Assim viu-se a relevância de explorar o conhecimento dos educandos acerca de histórias clássicas e promover uma gincana; momento lúdicoe bem divertido.
Objetivo geral:
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento. Assim viu-se a relevância de explorar o conhecimento dos educandos acerca de histórias clássicas e promover uma gincana; momento lúdicoe bem divertido.
Objetivo geral:
Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao
mesmo tempo a refletir sobre as características de cada clássico exposto
através de adivinhas.
Objetivos específicos:
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Permitir a livre expressão;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Estimular o gosto pela leitura.
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Permitir a livre expressão;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Estimular o gosto pela leitura.
Metodologia
●Rodinha
para conversa, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Divisão
dos grupos e explicação das regras
●início
da gincana (a cada pergunta os discentes irão formar o nome do personagem com
alfabeto móvel, desenhar, modelar, dramatizar e produzir uma parte da história
– dependendo da turma trabalhada).
Conteúdos:
LINGUA
PORTUGUESA: Vocabulário,
linguagem oral e escrita.
ARTES:
Desenhos,
pintura, modelagem e dramatização.
CIDADANIA:
Socialização
Recursos
●Livros;
●Diferentes
tipos de papel;
●Cola
branca e colorida;
●Lápis
de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa
de modelar;
Avaliação
Acontecerá
no decorrer da gincana de acordo com a participação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário