Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público.Os jovens gostam
muito de estar em evidência, serem vistos, e de saber que são populares entre os
amigos. Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser
acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem ouvidos e considerados em suas
necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a
auto-imagem no grupo. Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem
distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente
emocional. Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e valorizados.Levar
tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no
relacionamento Professor x Aluno. E um dos fatores que contribui para comprometer
o bom relacionamento é o fato de que muitos Professores se revestem de ira ao
disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e
reparação torna-se um momento de vingança e retaliação. Este comportamento de
repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento
indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo,
vai até as últimas conseqüências para afrontar o Professor. Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina
eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros
cometidos e não ouvindo um sermão público. Roseli Brito Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
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Maria, obrigado pela visita. Te acompanharei pelo reader. Parabéns.
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