Apaixonada por literatura infantil, busco trabalhar com meus educandos e estimulá-los a manusear livros. A leitura é apaixonante desde a mais tenra idade e necessária para tornar-se um hábito prazeroso para todos
( quem conta e quem ouve).
Segundo Maria Solange Millis Romani, como a literatura infantil prescinde do imaginário das crianças, sua
importância se dá a partir do momento em que elas tomam contato
oralmente com as historias, e não somente quando se tornam leitores.
Desde muito cedo, então, a literatura torna-se uma ponte entre a
história e imaginação, já que “é ouvido histórias que se pode sentir… e
enxergar com os olhos do imaginário… abrir as portas à compreender do
mundo”.
Justamente por isso o uso da literatura infantil como parte
integrante do processo de alfabetização é muito importante, e tal
importância e uso são crescente na educação formal brasileira. Isso
porque a educação contemporânea prevê que, unindo-se literatura e
alfabetização, a criança entraria em contato com o mundo letrado não só
ampliando seu vocabulário e proporcionando maior conhecimento da
formação de textos, mas também exercitando o poder de sua imaginação.
Ouvir histórias e manusear os livros seria, assim, muito importante para
o aprendizado da criança e para o exercício de suas competências
imaginativas.
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