Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13.8.11

Literatura infantil

Apaixonada por literatura infantil, busco trabalhar com meus educandos e estimulá-los a manusear livros. A leitura é apaixonante desde a mais tenra idade e necessária para tornar-se um hábito prazeroso para todos
( quem conta e quem ouve).
Segundo Maria Solange Millis Romani, como a literatura infantil prescinde do imaginário das crianças, sua importância se dá a partir do momento em que elas tomam contato oralmente com as historias, e não somente quando se tornam leitores. Desde muito cedo, então, a literatura torna-se uma ponte entre a história e imaginação, já que “é ouvido histórias que se pode sentir… e enxergar com os olhos do imaginário… abrir as portas à compreender do mundo”.
Justamente por isso o uso da literatura infantil como parte integrante do processo de alfabetização é muito importante, e tal importância e uso são crescente na educação formal brasileira. Isso porque a educação contemporânea prevê que, unindo-se literatura e alfabetização, a criança entraria em contato com o mundo letrado não só ampliando seu vocabulário e proporcionando maior conhecimento da formação de textos, mas também exercitando o poder de sua imaginação. 
Ouvir histórias e manusear os livros seria, assim, muito importante para o aprendizado da criança e para o exercício de suas competências imaginativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário