Caicó: Origem
lendária
10/07/2011
Autor e
Co-autor
Autora: Maria
Dias de Oliveira Neta
Co-autora:
Francisca Sônia de Medeiros Germano
Caicó-RN  Escola Municipal Hermann Gmeiner
Estrutura
Curricular
| 
Modalidade/Nível
  de Ensino | 
Componente
  Curricular | 
Tema | 
| 
Ensino
  Fundamental I | 
Língua
  Portuguesa | 
Leitura
  e interpretação textual 
Língua
  escrita: Prática de produção de texto | 
| 
Ensino
  Fundamental I | 
Ciências | 
Meio
  ambiente e suas caracterìsticas | 
| 
Ensino
  Fundamental I | 
Geografia | 
Deslocamento
  populacional: Êxodo rural 
Vegetação
  e relevo 
Transformação
  da natureza: Ambiente natural e 
  construído. | 
| 
Ensino
  Fundamental I | 
História | 
Caicó:
  Origem lendária | 
| 
Ensino
  Fundamental I | 
Cultura
  do RN | 
Tradições:
  Sociais e religiosas | 
| 
Ensino
  Fundamental I | 
Artes | 
Ilustração
  (Desenho e pintura) | 
Dados da Aula
O que o aluno
poderá aprender com esta aula
-Desenvolver
criatividade e atenção
-Produzir
texto
-Desenvolver as
linguagens oral e escrita
-Ouvir e
contar histórias
-Desenvolver
memória musical
-Conhecer
características socio-culturais, econômicos, educacionais e ambientais da
época.
-Valorizar a
linguagem oral
-Realizar
pesquisa on-line e em livros
Duração
da atividade
Aproximadamente
360 minutos - três (3) aulas de 120 minutos
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com alunos. Neste momento os alunos deverão
expor para o grupo de colegas o que já sabem sobre a origem da cidade.  Como no decorrer do tempo a história foi
conhecida a partir de relatos orais.
Estratégias
e recursos da aula
Professor,
esta aula poderá ser trabalhada desde o Nível V da Educação Infantil ao 5º  Ano do Ensino Fundamental, desde que faça as
adaptações necessárias aos respectivos níveis de ensino. As atividades serão
realizadas com o auxílio de textos on-line e escritos, com os recursos visuais
(vídeos) e sonoro (música). Será feito produções textuais  e cartazes.
Recursos:
-Som
-Pen-drive
-Computador
-Cartolina
-Câmera
digital
Aula
1
O
educador poderá iniciar levantando questionamentos acerca da origem do
município em que residem, se para eles (educandos) toda lenda é “falsa”, como
essa história perpassou pelo tempo e porque é considerada uma lenda. O docente
poderá acrescentar mais perguntas de acordo com o desenrolar do debate. posteriormente
encaminhar as pesquisas na internet e livros.
Após
a realização da pesquisa discutir sobre :
-Que
fato levou a criação da Vila do príncipe?
-Como
 e de que viviam as pessoas na época da
criação da vila do príncipe?
-Qual
a economia?
-Como
viviam social e educacionalmente ?
-Quais
as características de relevo e vegetação da época?
-O
que aconteceu quando começaram a construir casas na Vila do Príncipe?
Aula
2
Seguindo,
explorar vídeo ou slides com a música prece de um vaqueiro (feito pelo
professor) sobre a temática ( lenda do vaqueiro) e promover debate; Logo em seguida
definir-se-á como será as produções dos trabalhos (qual gênero textual? Ilustrações
em cartazes, slides). Iniciando assim as produções dos educandos.
Aula
3
Término
das produções textuais e ilustração do trabalho (cartazes, fotografias, slides
ou vídeos).
Avaliação
Será
realizada no decorrer do desenvolvimento da atividade, de acordo com os
objetivos propostos, observando-se a participação e resultados obtidos.
Bibliografia
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
História, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília. MEC/SEF,1997.
_____.Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural,
orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília. MEC/SEF,1997.
 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário