Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12.8.11

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo


Caicó: Origem lendária

10/07/2011

Autor e Co-autor
Autora: Maria Dias de Oliveira Neta
Co-autora: Francisca Sônia de Medeiros Germano

Caicó-RN  Escola Municipal Hermann Gmeiner

Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental I
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação textual
Língua escrita: Prática de produção de texto
Ensino Fundamental I
Ciências
Meio ambiente e suas caracterìsticas
Ensino Fundamental I
Geografia
Deslocamento populacional: Êxodo rural
Vegetação e relevo
Transformação da natureza: Ambiente natural e  construído.

Ensino Fundamental I
História
Caicó: Origem lendária
Ensino Fundamental I
Cultura do RN
Tradições: Sociais e religiosas
Ensino Fundamental I
Artes
Ilustração (Desenho e pintura)

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver criatividade e atenção
-Produzir texto
-Desenvolver as linguagens oral e escrita
-Ouvir e contar histórias
-Desenvolver memória musical
-Conhecer características socio-culturais, econômicos, educacionais e ambientais da época.
-Valorizar a linguagem oral
-Realizar pesquisa on-line e em livros

Duração da atividade
Aproximadamente 360 minutos - três (3) aulas de 120 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com alunos. Neste momento os alunos deverão expor para o grupo de colegas o que já sabem sobre a origem da cidade.  Como no decorrer do tempo a história foi conhecida a partir de relatos orais.

Estratégias e recursos da aula


Professor, esta aula poderá ser trabalhada desde o Nível V da Educação Infantil ao 5º  Ano do Ensino Fundamental, desde que faça as adaptações necessárias aos respectivos níveis de ensino. As atividades serão realizadas com o auxílio de textos on-line e escritos, com os recursos visuais (vídeos) e sonoro (música). Será feito produções textuais  e cartazes.

Recursos:

-Som
-Pen-drive
-Computador
-Cartolina
-Câmera digital

Aula 1

O educador poderá iniciar levantando questionamentos acerca da origem do município em que residem, se para eles (educandos) toda lenda é “falsa”, como essa história perpassou pelo tempo e porque é considerada uma lenda. O docente poderá acrescentar mais perguntas de acordo com o desenrolar do debate. posteriormente encaminhar as pesquisas na internet e livros.
Após a realização da pesquisa discutir sobre :
-Que fato levou a criação da Vila do príncipe?
-Como  e de que viviam as pessoas na época da criação da vila do príncipe?
-Qual a economia?
-Como viviam social e educacionalmente ?
-Quais as características de relevo e vegetação da época?
-O que aconteceu quando começaram a construir casas na Vila do Príncipe?

Aula 2

Seguindo, explorar vídeo ou slides com a música prece de um vaqueiro (feito pelo professor) sobre a temática ( lenda do vaqueiro) e promover debate; Logo em seguida definir-se-á como será as produções dos trabalhos (qual gênero textual? Ilustrações em cartazes, slides). Iniciando assim as produções dos educandos.

Aula 3

Término das produções textuais e ilustração do trabalho (cartazes, fotografias, slides ou vídeos).

Avaliação

Será realizada no decorrer do desenvolvimento da atividade, de acordo com os objetivos propostos, observando-se a participação e resultados obtidos.

Bibliografia

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília. MEC/SEF,1997.

_____.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural, orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília. MEC/SEF,1997.





Nenhum comentário:

Postar um comentário