Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21.5.11

Webquest : ferramenta importante na educação.


A webquest é uma ferramenta instigante, tanto para o educador, que vê-se desafiado a buscar constantemente informações na web, quanto para os educandos, que envolvem-se mais no processo ensino-aprendizagem. A webquest integra as mídias e facilita a aprendizagem através do desenvolvimento de projetos, possibilitando a execução de pesquisas, descobertas individuais e em grupo.
            Ao elaborar uma webquest  é fundamental que  a questão parta da curiosidade do alunado, visto que a pedagogia de projetos explicita que todo projeto parte do interesse do discente. Aqui, o professor é o mediador e o estudante constroi seu conhecimento, fazendo relações entre as informações acessadas. Através dessa  metodologia pretende-se questionar, investigar e o  aluno vai gerar novos esquemas de conhecimento. Nesse processo, o educador interage com o alunado, o qual desenvolve o senso de compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
            Viu-se que pode ser bem simples fazer uma webquest, definindo um tema "interessante" e objetivos, selecionando fontes de informação, delineando a tarefa, estruturando o processo (roteiro), escrevendo a introdução (breve e motivadora) e a conclusão. Após a execução do projeto, insere-se o conteúdo no gabarito (resultados) e publica na webquest .Dependendo da tarefa, pode ser de curta duração (aproximadamente 3 aulas) ou de longa duração (de uma semana a um mês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário