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21.5.11

projeto: diversidade

 
ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
TURMA: NÍVEL IV E V  -  MATUTINO
PROFESSORA: MARIA DIAS

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela)
PROJETO: Diversidade
Duração: De 16 a 20 de MAIO de 2010.   Público Alvo: Turma do Nível IV E V – Matutino
Justificativa:
       Apesar de a população negra constituir grande parte da sociedade brasileira, somente a partir da Lei nº 10.639 de 2003 que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro-brasileiros, as escolas ampliaram a reflexão e discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.
       Há necessidade de conscientizar acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e  tradição do povo negro no Brasil, de maneira íntegra, sem estereótipos que distorcem e não retratam fielmente a trajetória dos descendentes de africanos, sem mensagens subliminares que consolidam uma sociedade racista e excludente.
      Assim sendo, ao elaborar um projeto sobre Cultura Negra deve-se pensar em atividades que possibilitem aproximar nossos alunos da riqueza cultural afro-brasileira, aprofundando o estudo das fortes raízes culturais africanas, visando elevar a autoestima da criança negra e sua percepção e atuação sobre si mesma e seu lugar no mundo.
        Desde a mais tenra idade deve-se trabalhar o assunto, privilegiando a questão da identidade, do respeito à diversidade e da autoaceitação. Toda a comunidade escolar deve estar inserida no projeto e não apenas os afro-descendentes, de forma em que fique claro que conhecer as variadas culturas é essencial, despertando na criança o respeito pelas outras pessoas independentemente da raça.
Objetivos:
*Refletir sobre a discriminação racial, incentivando o repúdio ao preconceito.
*Estimular a conduta de valorização da pessoa humana em suas diferenças.
*Respeitar a diversidade étnico-racial e suas diferentes formas de expressão cultural.
*Estimular manifestações corporais e artísticas de forma individual e coletiva.
*Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Conteúdos:
*Linguagem Oral e Escrita: Falar e escutar; Atividades escritas diversificadas (livre e direcionada); Consoantes, Vogais, Sílabas e Frases. Leituras compartilhadas e de imagens.
*Racionío Lógico-Matemático: Notação e escrita numérica; Associação (semelhanças e diferenças); Posições; Espaço e Forma.
*Natureza e Sociedade: Relacionamento humano; Influência africana na música, linguagem, cultura e hábitos do cotidiano. Localização do continente africano no globo terrestre.
*Artes Visuais: Reflexão e Fazer Artístico: Quadro “Operários” de Tarsila do Amaral.
*Movimento: Dança- A Capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. A música é um componente fundamental da Capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de Capoeira.
*Música: O fazer musical (improvisação); Exploração de materiais e escuta de obras musicais; Ritmos musicais oriundos da cultura africana: Axé Music, Funk, Lambada e Samba.

Metodologia:
*Atividades de leitura e escrita diversificadas
*Trava-Línguas: O peito do pé de Pedro.
*Poemas: “Gente Brasil” (Ulisses Tavares); “Gente Demais” (Neire Araújo); “Pintando as gentes”(Mari Barbosa), “As borboletas” (Vinícius de Morais)..
* Vídeo da história infantil “A Princesa e o Sapo” (Walt Disney).
*Músicas: “Mama África” (Chico César); “2 Neguinhos”(Celso Bahia); “Askari Ê” (Músiquinha da Tanzânia);  Siyahamba (Música Infantil da África do Sul); “Negro Gato” (Roberto Carlos).
*Contação de histórias: “Menina bonita do laço de fita” (Ana Maria Machado); “O menino Nito” (Sônia Rosa); “A bonequinha preta” (Alaíde Lisboa de Oliveira); “Minha família é colorida” (Georgina Martins).
*Produção de desenhos e pinturas.
*Atividades escritas diversificadas
*Pesquisa em revistas e livros.
*Vivência da dança capoeira.
*Atividades de recorte e colagem.
*Montagem de painel com imagens de pessoas negras influentes no Brasil e no mundo na música, política, esporte, arte, sociedade e mídia.
Recursos Utilizados: Cartolinas brancas, Folhas de papel; tinta guache (tonalidade preta), pincéis, colas, DVD, TV, Som, Pen drive, Filme: A Princesa e o Sapo; Lápis de Cor-Hidrocor- Gizão Cera, Mapa Mundi.

Avaliação:
     Ocorrerá de forma contínua, baseado-se em critérios como: participação, integração social, interesse/motivação e no desenvolvimento dos educandos ao longo das atividades propostas ao longo do projeto.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Vol. 1, 2 e 3. MEC/SEF - Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAICÓ(RN). Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Hermann Gmeiner. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Caicó/RN, 2005.

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