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21.5.11

Hipertexto: caminhos e aprendizagem


“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, que ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno a pesquisa e a produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
            Nesse contexto, o hipertexto possibilita uma construção de vários significados para cada tema pesquisado de forma ilimitada, onde o pesquisador define seus rumos e constrói  seus conceitos e conhecimentos de forma dinâmica e interativa (O computador deixa de ser binário, rígido e centralizador). Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
            O educando nessa realidade, aprende a selecionar o que é realmente importante, desenvolvendo suas capacidades de forma crítica e a aprendizagem se dá com as conexões de imagens, sons, textos, palavras diversas, lógicas, com todos os tipos de associações numa interatividade bem construtiva. Nesse meio  o educador é o mediador , provocador, oportunizando caminhos de investigação, comparação e troca de idéias.
            “Desta forma o professor deixa de usar alguns dos tradicionais materiais didáticos e passa a usar “interfaces”. A interface reúne um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos utilizadores trocas, intervenções,associações, comunicações, etc. A ferramenta atua como objeto material enquanto que a interface atua como objeto virtual. As potencialidades da interface hipertextual on-line permitem ao professor superar a pedagogia em que prevalece a transmissão de conhecimentos. Com o uso deste recurso digital na sala de aula, cabe ao professor orientar o aluno na busca e seleção de informações de modo apermitir-lhes resolver os problemas do quotidiano e compreender melhor o mundo.” (SILVA, 2000, p.137).

              O educador verá o educando como um ser interdependente, mudando a relação entre professor-aluno e as formas de ensinar e aprender. É necessário que nós educadores possamos acompanhar a evolução das tecnologias e proporcionar o melhor para nossos educandos, aprendizes curiosos e críticos.

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