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21.5.11

Projeto : Literatura- um caminho possível


Escola Municipal Hermann Gmeiner
Biblioteca : Darlyane Canuto da Silva e Sala de Vídeo
Professora regente de biblioteca : Maria Dias de Oliveira Neta (vesp) e Maria Inês
   Sala de Vídeo: Maria das Graças e lucilene
Público alvo : crianças do Nível IV ao 5° Ano.
Projeto: Literatura : um caminho possível
JUSTIFICATIVA : Os contos de fadas são textos que abordam problemas universais e cotidianos  das crianças. Geralmente essas estórias são conhecidas pelas crianças desde a mais tenra idade, contadas por familiares e até mesmo em creches. Por possuir caráter lúdico, fascinam as crianças possibilitando uma maior aproximação com o texto, facilitando a apropriação do código lingüístico e o trabalho com a estrutura da narrativa. Diante disto, vê-se como alternativa na busca da aprendizagem dos educandos, possibilitando a exibição de filmes e contações de histórias; contando ainda com atividades orais e escritas explorando cada história trabalhada.
OBJETIVO GERAL :
            Apreciar vídeos dos clássicos da nossa literatura, ampliando seu repertório e incentivar o gosto pela leitura, propiciando o ouvir e contar histórias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
·         Desenvolver as linguagens oral e escrita;
·         explorar a riqueza dos contos de fadas ;
·         exercitar a fantasia e a imaginação através da leitura de estórias e exibições de vídeos;
·         compreender as mensagens que os contos de fadas transmitem;
·         observar as estruturas e características das narrativas;
·         produzir textos coletivos e individuais;
·         desenvolver atenção e criatividade;
CONTEÚDOS :
Contos de fadas : levantamento dos contos de fadas (Pinóquio, Os três porquinhos, entre outros).

METODOLOGIA :
-Conversa com a turma sobre contos de fadas e fábulas;
-levantamento oral;
-Contação;
-vídeo;
-Atividades escritas diversas ( de acordo com cada nível)

AVALIAÇÃO : Será realizada no decorrer das atividades, observando-se a participação e rendimento dos discentes.                                          

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