Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2.7.11

Brinquedoteca: espaço de socialização


    No Brasil a  brinquedoteca é também conhecida por ludoteca e segundo a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB) é o espaço mágico destinado ao brincar das crianças e não deve ser confundida como depósito de crianças ou de brinquedos. As Brinquedotecas são criadas com diversos objetivos como: sociais, terapêuticos, lazer, educativos e outros. Na escola o aluno aprende brincando e se desenvolve de forma prazerosa. Através das brincadeiras e jogos aprende a formar pontos de vista, a aceitar regras e a opinião do outro, desenvolve habilidades relacionadas à criatividade e competitividade possibilitando uma formação cidadã sadia.
Historicamente, a primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, para solucionar um problema causado pelo roubo de brinquedos de uma loja. Criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedo ( Toy Libraries ) como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. Com o tempo deixa de ter somente a função de empréstimo para também auxiliar na aprendizagem de crianças excepcionais. Neste momento a brinquedoteca passa a ter duas funções: terapêutica e educacional. 
                        No contexto atual são vários os motivos que levam o adolescente a um processo educativo alienatário e estressante. Prova disso são as exigências do vestibular e as mídias que os bombardeiam com conceitos de individualismo, consumismo, erotismo e muitos outros. Desta forma esses sujeitos são distanciados de uma educação que priorize o amor, a liberdade e o respeito impossibilitando sua busca pelo ser mais. É nesse cenário turbulento que queremos trabalhar a ludicidade, pois ela contribui para a interação do grupo, desenvolve a cooperação, desinibe, socializa, estimula a criatividade, permite recrear-se e comunicar-se consigo mesmo e com o mundo. Isto proporciona um processo de troca, partilha, cotejo e ajuste, com momentos de desequilíbrio e equilíbrio. Reajustes interiores e exteriores são propiciados, onde pensamentos e movimentos são trabalhados promovendo o próprio desenvolvimento. 
A aprendizagem, neste espaço, se torna significativa quando a atividade lúdica está presente no contexto. Por isso sugere-se a implantação de uma brinquedoteca para adolescentes nas escolas com a intenção de estar auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem e a aliviarem suas necessidades individuais e sociais. Pode-se  fazê-lo usando atividades livres e prazerosas, pois essas contribuem para a resolução de conflitos individuais decorrentes de fatores internos e externos.
            O objetivo é levar o adolescente, que busca superar limites e ser sempre “do contra”, a canalizar suas angustias inclusive às referentes ao seu processo de aprendizagem, por meio do jogo, da recreação e do imaginário transformando suas emoções negativas em positivas. Santo Agostinho já afirmava que: “O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação
            A adolescência é um estado de transformação biológica e psicológica que provoca profundas mudanças no ser em desenvolvimento. O adolescente não é mais criança, mas também não é, ainda, adulto e essa incerteza o deixa irrequieto, intolerante, impaciente. Neste momento sua meta é descobrir o mundo para além da família. Tem seu modo de ser, gosta de correr riscos, superar limites, suas brincadeiras também são diferentes, muitas vezes agressivas, arriscadas, brutas, pois vivencia um momento de instabilidade.  
           Na brinquedoteca o lúdico possibilita ao adolescente trabalhar suas angustias e ressignificar seu mundo, pois  desenvolve no adolescente a autocompreensão e a autoconstrução. A escola deve propiciar esse espaço onde o adolescente possa brincar livremente sem cobranças, favorecendo o desenvolvimento interior e a capacidade de concentração, atenção e aprendizagem. Isso vai auxiliar no equilíbrio emocional estimulando a expansão das potencialidades e gerando saúde mental equilibrada. 
            O adolescente tendo oportunidade de extravasar suas angustias, refazer suas leituras de maneira prazerosa melhora sua auto-estima, desenvolver a criatividade, sociabilidade, comunicação e a construção do próprio conhecimento, faz novas descobertas, aprende a se relacionar melhor com o outro e consigo mesmo.   
            A Brinquedoteca possibilita ao aluno vivências lúdicas que lhe permitem atuar, no seu tempo, sem medo de críticas e censuras dando asas a sua  imaginação.
 Para saber mais:
<http://knol.google.com/k/izabel-c-moura-sampaio/importância-da-brinquedoteca-na/qmwrzadylaif/10>

<http://www.metodista.br/jornal-metodista/86/brinquedotecas-espaco-de-socializacao>

<http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/brinquedoteca-hospitalar:-o-ludico-em-um-novo-contexto.-7263/artigo/>

<http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/>



Nenhum comentário:

Postar um comentário