Historicamente, a primeira
idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, para solucionar um
problema causado pelo roubo de brinquedos de uma loja. Criou-se, então um
serviço de empréstimo de brinquedo ( Toy Libraries ) como um recurso
comunitário, utilizado até os dias de hoje. Com o tempo deixa de ter somente a
função de empréstimo para também auxiliar na aprendizagem de crianças
excepcionais. Neste momento a brinquedoteca passa a ter duas funções:
terapêutica e educacional.
No contexto atual são vários os motivos que levam o
adolescente a um processo educativo alienatário e estressante. Prova disso são
as exigências do vestibular e as mídias que os bombardeiam com conceitos de
individualismo, consumismo, erotismo e muitos outros. Desta forma esses
sujeitos são distanciados de uma educação que priorize o amor, a liberdade e o
respeito impossibilitando sua busca pelo ser mais. É nesse cenário turbulento
que queremos trabalhar a ludicidade, pois ela contribui para a interação do
grupo, desenvolve a cooperação, desinibe, socializa, estimula a criatividade,
permite recrear-se e comunicar-se consigo mesmo e com o mundo. Isto proporciona
um processo de troca, partilha, cotejo e ajuste, com momentos de desequilíbrio
e equilíbrio. Reajustes interiores e exteriores são propiciados, onde
pensamentos e movimentos são trabalhados promovendo o próprio desenvolvimento.
A aprendizagem, neste espaço, se
torna significativa quando a atividade lúdica está presente no contexto. Por
isso sugere-se a implantação de uma brinquedoteca para adolescentes nas escolas
com a intenção de estar auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem e
a aliviarem suas necessidades individuais e sociais. Pode-se fazê-lo
usando atividades livres e prazerosas, pois essas contribuem para a resolução
de conflitos individuais decorrentes de fatores internos e externos.
O objetivo é levar o adolescente, que busca superar limites e ser sempre “do
contra”, a canalizar suas angustias inclusive às referentes ao seu processo de
aprendizagem, por meio do jogo, da recreação e do imaginário transformando suas
emoções negativas em positivas. Santo Agostinho já afirmava que: “O Lúdico é
eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa
curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e
toda criação”
Na brinquedoteca o lúdico possibilita ao adolescente trabalhar suas
angustias e ressignificar seu mundo, pois desenvolve no adolescente a
autocompreensão e a autoconstrução. A escola deve propiciar esse espaço onde o
adolescente possa brincar livremente sem cobranças, favorecendo o
desenvolvimento interior e a capacidade de concentração, atenção e
aprendizagem. Isso vai auxiliar no equilíbrio emocional estimulando a expansão
das potencialidades e gerando saúde mental equilibrada.
O adolescente tendo oportunidade de extravasar suas angustias, refazer suas
leituras de maneira prazerosa melhora sua auto-estima, desenvolver a
criatividade, sociabilidade, comunicação e a construção do próprio
conhecimento, faz novas descobertas, aprende a se relacionar melhor com o outro
e consigo mesmo.
A Brinquedoteca possibilita ao aluno vivências lúdicas que lhe permitem atuar,
no seu tempo, sem medo de críticas e censuras dando asas a sua
imaginação.
Para saber mais:
<http://knol.google.com/k/izabel-c-moura-sampaio/importância-da-brinquedoteca-na/qmwrzadylaif/10>
<http://www.metodista.br/jornal-metodista/86/brinquedotecas-espaco-de-socializacao>
<http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/brinquedoteca-hospitalar:-o-ludico-em-um-novo-contexto.-7263/artigo/>
<http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/>
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