Os
estudiosos Jean Piaget, Chateau e wallon desenvolveram trabalhos dentro
da Psicologia Genética, dando grande valorização aos jogos e mostrando a
sua importância em cada uma das fases de desenvolvimento humano.
Fase Sensório-motora (maternal-de 1 a 2 anos)
Nessa
fase a criança pega, olha,ouve, apalpa, mexe em tudo e com isso
desenvolve os seus sentidos, seus músculos, sua percepção e seu
cérebro.O jogo é a assimilação do real, pois consiste em exercícios com o
próprio corpo. Na medida em que a criança movimenta os braços, pernas,
empurra e amontoa objetos para ver no que vai dar, satisfaz a sua
curiosidade de forma prazerosa.
As
brincadeiras dos bebês não são apenas estímulos físicos, são também
impressões que vão ficar registradas no cérebro, aflorando no seu
desenvolvimento cognitivo.
Segundo
Piaget, quanto mais uma criança ouve e vê mais ela quer ouvir e ver,
pois as informações enviadas ao cérebro geram sempre conecções novas que
as mantêm sempre ativas. Vendo e ouvindo a criança aprende milhares de
informações.
Na
primeira infância da criança é imprescindível a presença do adulto para
estimulá-la de todas as formas: falar, ler histórias, brincar, correr,
pois esse apoio é determinante na formação de seu comportamento dentro
da sociedade. Esse contato da criança com o adulto é o primeiro sinal da
educação lúdica.
Fase Simbólica (de 2 a 4 anos)
É
a fase mais importante para a vida da criança, em todos os aspectos;
ela reconhece-se como ser humano, diferente dos outros animais. Esse é o
momento em que a criança monta e desmonta coisas, com uma intenção
inteligente.
Nessa
fase, a criança brinca de faz-de-conta como forma de expressão do mundo
que viu e interiorizou, por isso ela participa de todos os tipos de
brincadeiras, que são verdadeiros estímulos ao seu desenvolvimento
intelectual, pois quanto mais informações receber, mais registro
ocorrerá em seu cérebro.
Neste
período, as crianças gostam da companhia dos adultos. É a fase do
"egocentrismo", onde elas são o centro de tudo e tudo se volta para o
seu "eu".
Por isso
apegam-se a suas coisas e não abrem mão delas, não sabem compartilhar, e
os jogos com regras não funcionam. Gostam de estar junto com os pais e
com outras crianças;executam pequenas ordens com satisfação, que são
coisas importantes para o seu crescimento intelectual e social. Um bom
relacionamento afetivo e sadio é importante para o seu equilíbrio
emocional.
Fase Intuitiva (de 4 a 6/7 anos)
É a fase em que a criança imita tudo e tudo quer saber (fase do porquê).
Os
jogos passam a ter uma seriedade absoluta na vida das crianças e um
sentido funcional e utilitário, dando preferência àqueles de
movimentação do corpo. Da mesma forama que correr, pular, arremessar
desenvolve os músculos amplos, o rasgar, rabiscar, pintar desenvolvem os
movimentos finos necessários à alfabetização.
Os
jogos dos quais as crianças participam nessa fase, constituem-se
verdadeiros estímulos que vão enriquecer os esquemas perceptivos e
operativos, funções essas que combinadas com as estimulações
psicomotoras definem alguns aspectos básicos, que vão propiciar o
domínio da leitura e da escrita.
Os
jogos na pré-escola justificam-se, pois através dles a criança vai
construír uma série de informações cognitivas que vão lhe garantir uma
maturação de novos conhecimentos, principalmente para a leitura e
escrita.
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