Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18.6.11

Educação Física na Educação Infantil

Não existe nada mais sério do que uma criança brincando
CONTEÚDOS
Socialização
Construindo o próprio desafio!
"... o desenvolvimento da criança é produto de instituições sociais e sistemas educacionais, como família, escola, igreja, que ajudam a construir seu próprio pensamento e descobrir o significado da ação do outro e de sua própria ação."
(Vygotsky)
Orientação Espacial
  • Orientar-se no espaço, em direção, localização e tempo.
  • Identificar e efetuar movimentos em diferentes velocidades e trajetórias.
Qualidades Físicas
Resistência. Flexibilidade. Agilidade. Velocidade. Equilíbrio. Força.
  • Estruturar-se em movimentos de coordenação geral.
  • Equilibrar-se em diferentes posições, deslocamentos e postura.
  • Melhorar seu desempenho.
Expressão Corporal
  • Reproduzir movimentos corporais de: animais, posturas, pessoas e objetos.
  • Expressar-se em mímica.
  • Movimentar-se em diferentes ritmos.
  • Expressar-se em grupo ou com companheiro.
  • Vivenciar sentimentos através da dramatização, fatos, histórias, fantasias e música.
OBJETIVOS
Desenvolvimento físico e corporal
  • O desenvolvimento de estruturas físicas musculares
Controle Corporal
  • É percebido quando a criança domina seu corpo no espaço e o relaciona de forma eficiente com o meio e os colegas
Desenvolvimento das habilidades motoras
  • Habilidades como agilidade, rapidez de resposta a estímulos, entre outros.
Esquema Corporal
  • Reconhecer as partes e funções de seu corpo e de seu próximo
  • Realizar movimentos independentes e agrupados, do simples ao complexo
  • Definir sua dominância lateral


Nenhum comentário:

Postar um comentário