Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9.6.11

A evolução das tecnologias e a educação


Analisando-se as invenções do homem pela história, é explícito as vantagens para a vida que as mudanças tecnológicas trouxeram para a humanidade. Conforto, praticidade, dinamicidade, facilidade, crescimento econômico, são fatores que instigaram o ser no processo histórico nos avanços tecnológicos. No entanto, há uma moeda com dois lados, e muitas vezes que pode trazer-nos benefícios, pode trazer-nos malefícios, e aí está o meio ambiente, “gritando” por socorro, o desemprego frente as máquinas modernas, armas diante de mortos e miseráveis, além da alta criminalidade. Vendo assim, os avanços podem ser considerados com um lado bom, outro  ruim; mesmo assim, continuamos buscando cada vez mais coisas novas, as novidades tecnológicas que a cada dia surgem.
Nessa busca, inúmeras mudanças ocorrem em nossa sociedade, no jeito de viver, conviver, se comunicar, interagir com o meio e com os outros. Hoje há uma “febre” de ter sempre o que há de mais moderno, o mais novo celular ou o computador. Comunicação? Compras? Namoro? Casamento? Amigos? Só no mundo virtual da “net”. Essa doença não tem vacina, nem antídoto e infecta cada vez mais gente da nossa sociedade. Antes era mais difícil ter-se acesso a informação, hoje com a internet é tudo muito fácil, mas é preciso cautela para definir o que é bom e o que é “lixo”. Na rede há informações dos mais distintos assuntos, é só digitar o que quer e analisar o material.
Risco há em vários momentos, quando se comunica com uma pessoa sem ter a noção se é alguém de bem ou até um assassino, faz uma compra e rakers através de seus dados lhe rouba, lesando-o; quando as pessoas desistem de se relacionar pessoalmente com outros, dando prioridade a ficar de bate papo apenas pela internet, acessam e-mails e acabam abrindo as portas do seu PC para vírus que “destroem”, desorganizam seu aparelho. Neste mundo virtual é necessário ter limites. O homem tem buscado sempre mais soluções facilitadoras para o seu trabalho e sua vida. Nesse contexto, o computador apresenta-se como imprescindível para a realização de uma gama de atividades, visto que podemos pesquisar, estudar, comprar, conversar, nos divertir, trabalhar e organizar os mais variados conteúdos num só local, facilitando nosso dia-a-dia.
 Na educação, também vemos o computador e seus benefícios. Agora é primordial atualizar os profissionais da escola, visando uma melhor interação com o alunado e com o espaço extra-escolar, possivelmente favorecendo o desenvolvimento como um todo. Atualmente, fala-se muito no meio educacional da multimídia, das tics (tecnologias de informações e comunicações) capazes de integrar textos, som, imagens, mas é preciso espaço e condições estruturais, materias e financeiras para que os educadores possam aperfeiçoar-se nesse lócus, área que o discente muitas vezes domina mais que o educador.É relevante a necessidade e importância da informática na vida cotidiana do profissional de educação, em sua formação, visto o enorme avanço tecnológico que ocorre constantemente e as necessidades que surgem ao mesmo tempo. Concomitante, afirma-se que o papel da escola vai além informatização, e que o uso do computador pode ser um eficiente motivador para os educandos e profissionais nessa constante busca de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário