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14.1.14

: Adaptação com muita diversão!

JUSTIFICATIVA: Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação das crianças que já frequentavam a escola e também a adaptação das crianças novas. São muitas as novidades: professoras, sala de convívio, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das professoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

“Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva).

Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação. Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as professoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.
   
TEMPO PREVISTO:  ____/_____/ 2014  até  ____/_____/2014 , sendo:  
a)    CRIANÇAS INICIANTES: Duas crianças, por semana, de cada grupo com horário reduzido (9:00 às 15:00 h) para que possam se adaptar ao espaço e pessoas, recebendo atenção individualizada e oportunidade de se adaptar de forma mais tranquila. A escolha das
crianças   obedecerá a  critérios que consideramos adequados à adaptação das crianças, sendo: 
ü  Crianças que residem na mesma casa farão adaptação no mesmo período;
ü  Crianças matriculadas posteriormente ao planejado, farão a adaptação por ordem de matricula;
ü  A criança que perder o período reservado exclusivamente a ela, deverá ficar para o final, para garantir o direito de todas.

OBJETIVOS DIDÁTICOS: 
ü  Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;

OBJETIVOS COMPARTILHADOS COM OS PAIS E AS CRIANÇAS: 
ü  Familiarização das crianças com: as professoras, funcionários , outras crianças,  com os espaços e ambientes, com a rotina;
ü  Familiarização das professoras com: as crianças , seus familiares e responsáveis;
ü  Conhecer e reconhecer as dependências do CEI para a organização dos momentos/ tempos;
ü  Estabelecer contato com a rotina do CEI
ü  Reconhecer e identificar as professoras, funcionários e o grupo e sala de seu filho (a)
ü  Reconhecer alguns pais e funcionários pelo nome e suas funções.

CONTEÚDO
ü  Familiarização com o novo ambiente
ü  Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço
ü   Separação da família com tranquilidade por uma parte do dia
ü   Garantir e situar às crianças quanto ao momento de retorno para junto aos seus (familiares ou responsáveis)

ETAPAS DO TRABALHO:
GESTORES:  Realização do Encontro de pais, professoras e funcionários  antes  do inicio de atendimento  das crianças, com apresentações dos funcionários e descrição das atribuições    que desenvolvemos no CEI (rotina), destacando as normas de  convivência  e período de adaptação.

PROFESSORAS:  Continuar a reunião em sala entregando material necessário para inicio das atividades e explicando a importância da adaptação nos primeiros meses e a necessidade de participação dos pais nesse processo. E planejamento das atividades aplicáveis.

ATIVIDADES PROPOSTAS
Nesta etapa, devemos “apostar” numa relação pessoal com o bebê, fazendo gestos na comunicação corporal. Como sugestão,brincar de: cosquinhas, carícias, pegar, esconde-esconde, canções, etc. Que comecem também a manejar o material da sala de convívio, mas sem misturas: torres, construções, telas, bola, etc. Respeite o jogo livre sem dar muitas ordens, aproveitando para observar seu comportamento.
Que a refeição, descanso e trocas, não se convertam em algo rotineiro, dado que são momentos importantes para estabelecer uma comunicação individual (evitar pressas, nervosismo, etc.). Que o bebê possa manipular a comida até realizar com o novo objeto: a colher.
Aproveitar os momentos de troca, para conversar com eles, cantar, nomear as partes do corpo ao mesmo tempo que as tocas. O descanso deve ser um momento de relaxamento e tranquilidade com músicas e canções suaves. (Atividades descritas no planejamento da professora).
Outras atividades:
a)    Cantinho acolhedor: Pedir aos pais que enviem na mochila da criança um objeto em que a criança tenha vivência em casa ( brinquedo, cobertinha, bichinho de pelúcia,
pano....)
b)    Os pais trarão uma foto da criança com alguém do convívio familiar para que a criança sinta no CEI uma pequena extensão de sua casa na instituição para elaborarmos uma cópia para fazer a confecção de um painel para anexar ao cantinho acolhedor;
c)    As fotos originais serão coladas no caderno (portfólio) individual da criança;
d)    Pesquisa através de um questionário que os pais responderão sobre aspectos da vida da criança para facilitar e personalizar a adaptação;
e)    As crianças acordarão com músicas clássicas num momento tranquilo;
f)     Dança com Músicas infantis;
g)    Confecção com os pais de uma pintura mágica para colocar no álbum da criança;
h)   Brincadeiras com bolas e bonecas;
i)     Contação de histórias diariamente;
j)     Brincadeiras com bexigas coloridas;
k)    Brincadeiras com motocas no solário;
l)     Caminhar todos os dias pelos espaços do CEI para reconhecimento;
m)  Chuvinha de papel picado;
n)   As crianças levarão um saquinho com bala de goma  no último dia da semama;
MATERIAIS:  CDs, DVDs,  brinquedos, folhas variadas, tintas, pinceis, canetinhas, giz de cera, sucatas, fotos, massa de modelar, areia, água e outros.  Também utilizaremos:
ü  Sala de convívio e solário, como espaço individual
ü  Área externa, sendo: Parque I, parque II, parque III (brinquedos fixos e espaço verde) e teatro de arena;
ü  Espaço coletivo interno: sala de atividades piscina de bolinhas, cantinho de leitura e TV como 2ª opção em caso de impossibilidade de uso dos espaços externos ou com projeto de trabalho, teatro de fantoche,  triciclos,  bicicletas, kits educativos de SME e outros.

AVALIAÇÃO: Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança.  

Nosso foco na fase de adaptação é a observação. Avaliaremos individualmente cada criança através da observação e com registros diários (registro escrito e fotográfico) e durante o período de adaptação de cada criança faremos um acompanhamento para informar aos familiares (conversas diárias e entrega da cartinha – atividade trabalhada) e conclusão em impresso ao seu término, com assinatura dos responsáveis pela criança e demais envolvidos.  Faremos um relatório geral, no término do período de adaptação do CEI com intenção de registrar os pontos positivos e negativos visando aprimorar o processo para o ano seguinte.    

BIBLIOGRAFIA
Consultoria: Clélia Cortez - Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Edwards, Carolyn. As cem linguagens da criança- ARTMED 
Bassedas, Eulália. Aprender e ensinar na Educação Infantil -  ARTMED 
Referencial Nacional para a Educação Infantil, MEC, 1998. 
Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas para a Educação Infantil, PMSP - SME/ DOT, 2007.
Ana Lúcia Antunes Bresciane -  Psicóloga, Formadora de professores e Coordenadora Pedagógica da Escola Recreio, em SP.

Professoras: Doralice Chaves e Elisângela Melo


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